segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Amor

amor
a.mor
sm (lat amore) 1 Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. 2 Grande afeição de uma a outra pessoa de sexo contrário. 3 Afeição, grande amizade, ligação espiritual. 4 Objeto dessa afeição. 5Benevolência, carinho, simpatia. 6 Tendência ou instinto que aproxima os animais para a reprodução. 7 Desejo sexual. 8Ambição, cobiça: Amor do ganho. 9 Culto, veneração: Amor à legalidade, ao trabalho. 10 Caridade. 11 Coisa ou pessoa bonita, preciosa, bem apresentada. 12 Filos Tendência da alma para se apegar aos objetos. Antôn: aversão, ódio. sm pl 1Namoro. 2 O objeto amado. 3 O tempo em que se ama. 4Relações ilícitas, comércio amoroso. 5 Mit Divindades subordinadas a Vênus e Cupido. 6 Bot O mesmo quecarrapicho, acepção 11. 7 V carrapicho-grande. A.-agarradinho, Bot: trepadeira da família das Poligonáceas (Antígonon leptopus), originária do México, muito cultivada nos jardins brasileiros com fins ornamentais. A.-crescido, Bot: o mesmo que cavalheiro-das-onze-horas. A. lésbico: o mesmo que safismo. A. livre: relações sexuais ou coabitação sem casamento legal. A. platônico: relação estreita entre duas pessoas de sexo oposto, sem realização de atos sexuais. A.-seco, Bot: o mesmo que carrapicho-de-beiço-de-boi. Pelo amor de Deus: usa-se quando se pede com encarecimento.Por amor à arte: gratuitamente, sem nenhum interesse. Seja tudo pelo amor de Deus: exclamação com que se manifesta conformidade ou tolerância com o impróprio ou com o desagradável. Ser do amor, gír: só quer saber de prazeres sensuais.


Nem o dicionário tem um significado que seja mais fácil de compreender.

Ontem eu e meus amigos estávamos falando de amor, uns disseram que já amaram, outros com algumas paixões. Coloquei o foco em mim, queria entender porque disse que nunca amei, amar, amor.
Talvez seja pelo fato de nunca ter amado ou dito que amasse alguém de verdade. (Amor quando digo é homem e mulher, casal. E não maternal, paternal, e fraternal.)
Sempre acreditei que dizer eu te amo fosse algo muito forte, e que só diria quando realmente sentisse que algo tão forte, como o amor pudesse não querer mais fazer parte só de mim e se transformando em uma massa sonora envolvente que dominasse os ouvidos dela, junto com o AMOR dela transbordaríamos, inundássemos o mundo com amor, preencheríamos todos os espaços vazios.
Uma visão rômantica que tive um dia, não sei se acredito mais nisso ou talvez não deixei me envolver o suficiente para criar algo forte dentro de mim. Mas o amor é sempre como todas as histórias, sempre tem seu começo, meio e fim. Talvez seja por isso que não tenho a menor vontade de me casar. Acho lindo quem tem a coragem de se casar. Pois o casamento já é a parte do meio da história AMOR. O fim todos já sabem como é, ou traição de ambos os lados ou separação. Separação uma das coisas mais comuns nos dias de hoje.
Pensando nesse tema, uma amiga me disse que vejo a separação com mais otimismo do que o amor. Não é verdade, não o vejo com mais otimismo. O acho libertador, pois onde já não há amor é o mesmo que viver a vida com bolas de ferro amarradas nos pés. Não se pode amar outra pessoa pois o amor quando abandonou sua porta, te trancou com alguém que o amor abandonou também. Deixando ainda mais envolvidos num compromisso sem cor e sem vida, em um ambiente onde todos os sentimentos bons vão embora junto com o amor. Viver com alguém sem amor, deve ser o mesmo que ter uma casa e não ter móveis, luz e água.
Não que eu saiba o significado deste texto, é algo que eu nunca passei, mas imagino pelas histórias das pessoas.
Acho lindo as pessoas que se amam de verdade, acho lindo casais de idosos que saem para passear de mãos dadas, não tem coisa que mais me anima em um dia cinza. Mas também fico triste de alguns casais mais velhos que o amor vai embora e os deixa trancados e passam uma vida infeliz, com marcas dolorosas do passado. Marcas que só acontecem quando o amor vai embora.
Tenho medo de amar demais, ir até o meio da história, ver o amor ir embora e ficar trancado com uma pessoa que não vai fazer ele voltar.
Talvez meu maior medo não é nem de amar alguém e sim deixar de amar.